Uma noite para compartilhar conhecimento e debater a nova legislação de equidade salarial. Assim foi o evento promovido pela BPW Florianópolis no dia 28 de maio para falar da campanha internacional da rede BPW “Trabalho igual, Salário igual”, iniciada na Alemanha em 2008 e ocorre no Brasil desde 2012.
Para contextualizar o papel da mulher na sociedade, resgatar a história de conquistas na luta de igualdade de gênero, Liandra Pellegirni, fundadora da Core – consultoria especializada em desenvolvimento humano e gestão estratégica de Recursos Humanos – apresentou o histórico de conquistas das mulheres. “A liderança começa em nós mesmas: quando estamos conscientes e reconhecemos o nosso poder individual e feminino, somos capazes de escrever a nossa própria trajetória”, disse Liandra.
Em seguida tivemos a fala da advogada trabalhista Helena Podlansisky que trouxe detalhes da nova lei de equidade salarial e como ela deve ser aplicada e a fala do procurador do Trabalho Marcelo Goss Neves, do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina. Ele falou das perspectivas diante da regulamentação da lei, destacando que ainda é preciso pressão social para que as empresas cumpram as determinações.
SAIBA MAIS
O objetivo desta campanha é debater a equidade salarial entre homens e mulheres, mostrando as disparidades ainda existentes nas relações trabalhistas que desconsideram condições femininas e remuneram mais os homens mesmo ocupando os mesmos cargos e funções. Buscar equidade salarial é buscar um futuro com mais oportunidades e visibilidade para as mulheres. A desigualdade não retarda somente o avanço da mulher, mas o progresso da própria civilização. A campanha de conscientização foi idealizada pela BPW internacional e promovida em todo o Brasil pelas BPW Locais. Teve início na Alemanha, em 2008, com a Federação BPW Alemã. Atualmente acontece em mais de 10 países.